Local

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cultura e Internacionalização: empresas brasileiras na Bolívia.
A internacionalização produtiva está intrinsecamente relacionada com as questões culturais de um país. Não há como instalar uma empresa num território estrangeiro sem levar em conta a soma de seus valores concebidos. Defronte aos pressupostos da liderança brasileira na integração e no desenvolvimento do continente, tenciona-se também investigar as características interconectivas objetivando gerar dados, informações e instrumentos sobre as interfaces da cultura no processo da internacionalização produtiva.
Para a consecução dos objetivos, dentre inúmeras atividades da pesquisa, em julho estive em La Paz para entrevistar Carlos Mesa Gisbert, ex-presidente da Bolívia. Vice-presidente sob o governo do então presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, Mesa assumiu o posto depois de protestos generalizados e greves que forçaram Sánchez de Lozada a renunciar e abandonar o país. Entre as suas agendas, já como Presidente, estava o Referendo sobre o setor de energia e a nova Lei de Hidrocarbonetos. Essa temática também compôs a entrevista, visto que a Petrobras está entre as empresas participantes da pesquisa.
A importância da participação do ex-presidente boliviano na pesquisa vai além da atuação política, já que Carlos Mesa é um intelectual reconhecido, jornalista e historiador. Autor de 16 livros, recebeu, junto com Mario Espinoza, o prêmio de jornalismo Rei de Espanha. Hoje preside a Fundación Comunidad, cujo trabalho é contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas e dos direitos humanos.
Critico contundente da situação política atual, Carlos Mesa acredita que existem antagonismos nas posições do governo de Evo Morales quando se depara entre a possibilidade de realizar grandes empreendimentos no país relacionados aos recursos naturais em áreas protegidas ao mesmo tempo em que discursa sobre a exploração das grandes empresas estrangeiras.

A entrevista na integra está sendo objeto de análise e integrada inúmeros outros dados que levam em conta o cronograma da pesquisa que recebe apoio da FAPESP.


Podcast UNESP: 
http://podcast.unesp.br/radiorelease-15082013-professor-da-unesp-elabora-pesquisa-sobre-internacionalizacao-de-empresas-brasileiras-na-bolivia